Esta terça-feira joga-se um Espanha-Portugal, um duelo que vai para além do futebol. É um encontro da História e para o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Portugal tem todas as condições para seguir em frente.

“Portugal tem uma excelente equipa, por isso não partilho dos comentários habituais. A selecção ainda não sofreu golos, tem uma grande solidez defensiva e tem vindo a melhorar. Gostava que Portugal e Espanha se tivessem encontrado mais à frente, mas é agora e vou acompanhar com muito interesse o jogo”, disse Pedro Lourtie em entrevista ao SAPO Desporto.

Sendo “duas equipas que se conhecem bem, embora não tenham jogado muitas vezes nos últimos anos”, o membro do Governo português prevê “um jogo equilibrado e justo” e que “no final ganhe Portugal”.

Com uma claque de apoio como nenhuma outra equipa na África do Sul, Pedro Lourtie não considera esse fenómeno estranho.

“Os portugueses têm duas características muito importantes: primeiro, têm uma boa capacidade de integração e segundo, mantêm vivas as tradições, que se estendem depois às segunda e terceira gerações”, lembrou.

Se tivesse oportunidade de falar com os Navegadores antes da partida decisiva, o Secretario de Estado diria apenas para “manterem a atitude e a solidez defensiva” mostradas nos outros encontros.

Espanha e Portugal defrontam-se esta tarde, às 19:30, no estádio Green Point, no jogo que encerra os oitavos-de-final e que decide a passagem de uma das equipas aos “quartos”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.