Ambas as selecções estão ligadas a Portugal. Os asiáticos não deixaram boas lembranças à equipa das quinas de 2002, quando para passar aos “oitavos” Portugal estava obrigado a vencer. Valeu aos coreanos o versátil avançado do Manchester United, Park Ji-Sung, que ainda hoje joga pelo seu país. A Coreia do Sul está agora noutro grupo, no B, juntamente com Argentina, Nigéria e Grécia. 

Se a Coreia é parte de outra história, a Costa do Marfim entra agora no novo conto. Com Didier Drogba  como figura central e companheiro de Ricardo Carvalho, Deco e Hilário no Chelsea, os marfinenses não se perfilam como favoritos ao título, mas em fases finais de Mundiais nada é certo. A Costa do Marfim avizinha-se um “osso duro de roer” e quererá ser uma das surpresas na África do Sul, para mais a jogar no seu continente.

O embate entre Costa do Marfim e Coreia do Sul está marcado para quarta-feira, às 14:30, no Estádio Loftus Road, em Londres, onde hoje ambas treinaram. Curiosamente, a rua onde está situado dá pelo nome de…South Africa Road.