Coentrão, que se destacou esta temporada pelas assistências para golo, tem a seu favor o facto de poder jogar em qualquer posição do lado esquerdo, pois tem revelado grande à vontade em todo o corredor.

Velocidade, mobilidade e forte remate são algumas das qualidades de um futebolista recém-campeão que revela uma invejável entrega ao jogo, com uma raça e determinação ímpares.

Na estreia na equipa das “quinas”, em pleno Estádio da Luz, substituiu o extremo Nani, mas é para a lateral esquerda que pode ser chamado - o adjunto da selecção, Agostinho Oliveira, já tinha revelado que as observações tiveram como motivo o facto de estar a jogar precisamente nessa posição.

Duda, também adaptado a lateral esquerdo, foi titular em sete desafios, mas esta é uma posição em que Portugal há muito tempo carece de um futebolista de qualidade ao nível dos seus pares, uma vez que tem sido desempenhada sempre por jogadores com outras funções, caso de Paulo Ferreira, agora com o seu lado direito livre depois da grave lesão de Bosingwa.

A ausência de Fábio Coentrão do particular com a China em Março poderia supor o esquecimento de Carlos Queiroz, mas o seleccionador quer contar com um promissor atleta que se destacou no melhor Benfica em muitos anos.

Esta foi claramente a melhor época do jovem vila-condense, que tardou em afirmar-se no Benfica: chegou à Luz em 2007, mas ainda rodou no Nacional, Saragoça e Rio Ave até se impor definitivamente esta época, sob o comando de Jorge Jesus.

O seu curriculum desportivo foi feito esta época com o triunfo no campeonato e na Taça da Liga, os dois primeiros troféus de um atleta com futuro promissor também na selecção.

Nome: FÁBIO Alexandre da Silva COENTRÃO.

Data de Nascimento: 11 Março de 1988 (22 anos).

Naturalidade: Vila do Conde.

Clube: Benfica.

Posição: Médio esquerdo/lateral esquerdo.

Percurso: Rio Ave (2004-2007), Benfica (2007), Nacional (empréstimo 2008), Saragoça, Esp (empréstimo 2008-009), Rio Ave (empréstimo 2009) e Benfica (desde 2009).

Internacionalizações/golos: 1/0

Passado no mundial (jogos): Nenhum.

Títulos mais importantes: Campeão de Portugal (2010) e Taça da Liga (2010).