O comité organizador do Mundial2010 de futebol esclareceu definitivamente que as vuvuzelas, cornetas associadas às tradições culturais sul-africanas, poderão ser utilizadas nos estádios, salvo algumas excepções por motivos de segurança.

“As vuvuzelas são um fenómeno cultural ligado ao nosso país e ao futebol”, justificou Rich Mkhondo, porta-voz do comité organizador.

O esclarecimento foi dado na sequência de uma entrevista concedida pelo chefe do comité, Danny Jordan, à estação britânica BBC, na qual o responsável sul-africano admitiu que estava a reflectir sobre a eventual interdição das vuvuzelas.

“Se algum país apresentar queixa, teremos de ponderar. Vamos também ouvir as televisões e os espectadores e reflectir sobre o assunto”, afirmou Danny Jordan à BBC.

No entanto, Rich Mkhondo esclareceu hoje que estas declarações de Danny Jordan se referiam apenas a motivos de segurança.

“Para clarificar o que Danny Jordaan disse, devemos esclarecer que reflectiremos sobre a utilização das vuvuzelas caso sejam utilizadas para atacar ou ferir outros adeptos ou lançadas para o relvado”, clarificou o mesmo porta-voz.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.