O médio “encarnado” foi chamado de “urgência” pelo seleccionador Carlos Queiroz para o lugar do jogador do Manchester United, que sofreu um traumatismo da clavícula esquerda.

O jovem lisboeta, de 25 anos, sentiu dificuldades para se impor num meio campo benfiquista cheio de qualidade, mas sempre que jogou, em várias posições, cumpriu a preceito.

O técnico dos “encarnados”, Jorge Jesus, conhece como poucos o valor da sua polivalência, pelo que lhe deu condições de ser regularmente muito útil à equipa, em varias funções: isso deu-lhe muitos minutos de jogo, embora tenha prejudicado a sua evolução numa posição mais específica em campo.

Lateral direito, médio direito, extremo direito ou médio defensivo foram as várias posições que cumpriu esta época: não é um futebolista de colocar os adeptos a gritar o seu nome, mas é muito disciplinado tacticamente, comete poucos erros, aparece regularmente na área e até marca golos.

Com Ruben Amorim, Queiroz ganha um futebolista de grande entrega e mais motivado do que nunca, pois acabou de se sagrar campeão nacional pela primeira vez, na mesma época em que ganhou a Taça da Liga.

Aliás, um dos pontos altos da sua época foi precisamente na final do Algarve, frente ao FC Porto, no qual foi o autor do primeiro golo do triunfo benfiquista (3-0).

Apesar de nunca ter sido internacional AA, o benfiquista já tem experiência de selecções, principalmente nos sub-19 e sub-21.

Ruben Amorim começou a sua formação no Benfica e também andou pelo Sporting, mas, depois de passagens pelo CAC da Pontinha e o Ginásio de Corroios, acabou por se fixar no Belenenses.

Durante cinco épocas cresceu em Belém até chegar ao Benfica em 2008: Quique Flores não aproveitou devidamente o seu potencial, mas Jorge Jesus, que já o tinha orientado no Belenenses, soube explorar todo o seu valor.

Portugal estreia-se no Grupo G do Mundial2010 da África do Sul na próxima terça feira, frente à Costa do Marfim, defrontando ainda a Coreia do Norte (21 de Junho) e Brasil (25 de Junho).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.