Mais de um milhar de portugueses residentes na Cidade do Cabo e arredores acorreram àquela agremiação para um festival de música e comida tradicional, aproveitando a ocasião para manifestar a sua satisfação pela presença de Portugal na fase final do Mundial de futebol de 2010, na África do Sul.

"A selecção das quinas [que disputará um dos seus jogos na Cidade do Cabo] tem o apoio massivo dos portugueses da diáspora", garantiu à Lusa Manuel Ferreirinha, o presidente do Fórum Português, residente em Joanesburgo, mas que se deslocou ao Cabo para o festival organizado pela organização.

Muitos dos participantes envergavam camisolas da selecção portuguesa, algumas com a inscrição "Orgulho em Ser Português" nas costas, mas na sua maioria ostentando a fotografia de Cristiano Ronaldo com os mais diversos slogans.

No festival estiveram presentes portugueses que se estabeleceram na zona do Cabo Ocidental há várias décadas, muitos deles empresários em sectores-chave da economia, muitos jovens e também sul-africanos com laços de amizade com membros da comunidade.

O cônsul-geral de Portugal no Cabo, Jorge da Fonseca, que marcou presença no festival, disse à Lusa que o espírito associativo continua a ser uma importante peça na unidade dos portugueses da região, que ascendem aos 20 mil.

"Existe uma tendência recente novas inscrições consulares, em parte porque muitos pais querem que as gerações mais jovens beneficiem do passaporte de Portugal e da União Europeia na sua vida futura, mas os números reais oscilam entre os 20 e os 26 mil", salientou o representante diplomático português.

No festival participaram artistas, um grupo de danças tradicionais e uma cançonetista vinda de Portugal expressamente para o evento.

"A minha família vai começar amanhã [segunda-feira] a tentar o tudo por tudo para conseguir bilhetes para os três jogos de Portugal na fase de grupos, a 21 de Junho contra a Coreia, aqui no Cabo, a 25 de Junho contra o Brasil, em Durban, e a 15 em Port Elizabeth, contra a Costa do Marfim, mas acreditamos que a selecção vai passar à segunda fase e pretendemos estar nos estádios todos onde Portugal jogue", garantiu Lina Gomes, uma bancária do Cabo presente no festival.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.