O presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou hoje que o organismo que rege o futebol internacionalmente deverá “em Outubro ou Novembro” desenvolver um novo plano para a arbitragem ao mais alto nível.

“Queremos melhorar a arbitragem nos jogos”, afirmou Blatter, durante um encontro com as agências de notícias em Joanesburgo.

“Como? Após o Mundial de 1990, criámos um grupo de estudo chamado futebol2000. Depois, emendámos algumas decisões, como o passe para o guarda-redes. Não começámos hoje. Vamos revelar em Outubro ou Novembro um plano para melhorar a arbitragem de alto nível”, acrescentou o responsável.

O anúncio de Blatter acontece após dois erros de arbitragem nos jogos de domingo, o Alemanha-Inglaterra e o Argentina-México, nos oitavos de final do Mundial da África do Sul.

Em resposta aos protestos, Joseph Blatter anunciou que a questão de assistência de vídeo ao árbitro, unicamente sobre a questão da linha de golo, será estudada durante a próxima reunião da FIFA, a 21 e 22 de Julho, em Cardiff.