A Holanda garantiu esta tarde em Durban a segunda vitória noutros tantos jogos neste Mundial 2010 e Bert Van Marwijk, seleccionador holandês, assumiu que o Japão foi um osso duro de roer.

“A este nível nenhum jogo é fácil. Basta olharmos para o exemplo da Espanha, França, Alemanha…e o mesmo se aplicou ao nosso jogo de hoje. O Japão tem uma excelente equipa, muito organizada e sabíamos que este ia ser um jogo muito complicado.”

A primeira parte do jogo foi muito dividida e sem grandes ocasiões para abrir o marcador e o treinador laranja revelou que ao intervalo disse aos seus jogadores que tinham de saber esperar pela oportunidade certa:

“No intervalo disse que tínhamos de ser pacientes mas sem abrandar. Imediatamente viu-se o resultado e conseguimos marcar. Depois conseguimos suportar a pressão do adversário e deixámos pouca margem de manobra ao Japão. Podíamos, inclusive, ter marcado o segundo e terceiro mas não foi possível”, lamentou.

Bert Van Marwijk rejeitou o pensamento de que a Holanda está já apurada para a próxima fase da competição e disse que preferia esperar para ver o resultado dos adversários.

Em todo o caso, ressalvou, “o jogo contra os Camarões é para ganhar”.

De seguida assistiu-se a um momento caricato da conferência de imprensa. Primeiro, um jornalista nipónico “acusou ” o seleccionador holandês de se ter preocupado muito com o espectáculo e pouco com a eficácia, mas logo a seguir um jornalista holandês contou ao seleccionador que os adeptos holandeses tinham achado o jogo enfadonho.  

Perante as duas apreciações, Bert Van Marwijk foi taxativo:

“Como está provado, nunca se pode agradar a todos. Mas num Mundial o que importa é a eficácia, e isso passa por ganhar os jogos. As equipas estão cada vez mais competitivas e por isso é difícil haver uma grande supremacia de qualquer uma delas. Queremos ganhar e se pudermos fazer com futebol bonito melhor. Mas a prioridade tem de ser sempre a de ganhar”, terminou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.