“Além de participar nas comemorações do 10 de Junho, terei oportunidade de, no terreno, verificar o funcionamento do apoio consular, que foi reforçado, quer por equipas móveis, quer equipando as estruturas já existentes com novos meios tecnológicos”, disse o governante à Agência Lusa.

De acordo com António Braga, esta foi a forma encontrada para “permitir eficácia na capacidade de resposta aos milhares de portugueses que, nesta altura, oriundos de Portugal e das mais diversas comunidades, já estarão na África do Sul para apoiarem a selecção nacional, e que possam vir a necessitar de apoio consular”.

O secretário de Estado disse ainda que “esta operação foi estudada e preparada desde Janeiro”.

O governante chega a África do Sul na terça feira, onde vai assistir ao jogo de preparação entre Portugal e Moçambique e participar num jantar de gala promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.

Na quinta-feira, 10 de Junho, António Braga vai estar na recepção do Dia de Portugal na embaixada portuguesa, em Pretória, e vai assistir à inauguração de uma exposição sobre Filigrana Portuguesa, em Joanesburgo.

No dia seguinte, visita a selecção nacional e assiste às cerimónias de inauguração do Mundial de Futebol.

No sábado, António Braga parte para uma visita de dois dias ao Zimbabué, onde tem encontros com governantes e com a comunidade portuguesa que, segundo o governante, “tem sido um exemplo de serenidade”.

O secretário de Estado tem agendadas para domingo visitas a propriedades rurais de portugueses.

Na segunda-feira, reúne-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros e com a vice-primeira ministra, com quem deverá abordar questões bilaterais.

António Braga regressa depois a África do Sul, onde assiste na terça-feira ao jogo inaugural de Portugal, com a Costa do Marfim.