Soccer City foi construído no mesmo local onde já existia um estádio. O histórico FNB deu lugar a esta peça de arte. O exterior, além de estético, tem também a função de manter o estádio fresco. Uma enorme caixa-de-ar, criada através da engenharia, permite que o ar circule numa ante-câmera mantendo todo o estádio fresco.

O calor não será um problema em Joanesburgo, durante o período de realização do Mundial 2010, mas num espaço que comporta cerca de 90 mil pessoas, qualquer lufada de ar fresco será bem-vinda. Ao fim de três anos de obra, o mais difícil de construir foi a cobertura. A poucas semanas do pontapé de saída, a área circundante de Soccer City ainda está a sofrer afinações.

São pequenas obras de embelezamento da área circundante ao estádio. É neste estádio que a África do Sul vai inaugurar o Mundial 2010 no jogo contra o México, a 11 de Junho.

Neste estádio, tal como em praticamente todos os estádios construídos, ou renovados para o Mundial 2010, existem algumas preocupações ecológicas, principalmente no que respeita à rega dos relvados, plantados e não tapetes. A reciclagem de água é feita através de um grande reservatório construído ao nível do relvado. A água das chuvas, além da rega, é ainda aproveitada para as descargas sanitárias.

A segurança em Soccer city foi também levada a sério e, em caso de emergência, as 90 mil pessoas, que compõem a capacidade máxima do estádio, podem ser evacuadas em menos de 8 minutos.

No interior, foram incluídos todos os pormenores exigidos pela FIFA para o conforto dos jogadores. Portugal só irá jogar neste estádio se chegar à final do Mundial 2010.

Os balneários de Soccer city não são dos mais luxuosos, quando comparados com outros estádios do Mundial2010, mas estão asseguradas todas as condições para o bem-estar das estrelas deste espectáculo.
As salas de imprensa também já estão prontas e foram construídas a contar com uma forte adesão de jornalistas para a cobertura do Mundial 2010.

Se tudo correr de feição, será nesta cadeira que Carlos Queiroz vai comentar a conquista do primeiro título Mundial pela selecção portuguesa.