Com a vitória sobre o México, o Uruguai acaba a primeira fase do Mundial2010 como líder isolado do Grupo A com sete pontos.

O México termina em segundo com quatro pontos, os mesmos que a anfitriã África do Sul, mas beneficiam da vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos, e por isso acompanha o Uruguai nos oitavos.

No outro jogo do Grupo A, a África do Sul venceu a malograda França por 2-1, mas a vitória não foi suficiente para permitir a continuidade dos anfitriões no “seu” Mundial. A França, depois de vários tropeções, dentro e fora de campo, despede-se também da prova.

Quanto a este jogo, o Uruguai foi o primeiro a deixar um aviso. Aos 6 minutos, Suárez, em boa posição para abrir o marcador, falhou de forma surpreendente. Mas Suárez não voltaria a falhar perto do final da primeira parte.

Depois, aos 22 minutos, foi a vez do México. Guardado, de pé esquerdo e fora da área, fez um remate extraordinário mas a bola embateu na trave.

Aos 43 minutos, Suárez não falhou o alvo. Num excelente cruzamento de Cavani, na direita, para a cabeça de Suarez, o avançado, livre de marcação, cabeceou para o fundo das redes de Perez.

Na segunda parte, o México não baixou os braços e aos 64 minutos, Barrera cruzou para Rodríguez e este cabeceou ao lado, com a bola a passar a rasar o poste.

Agora, Uruguai e México terão de esperar pelo jogo das 19h30, do Grupo B, para saber quais os adversários se seguem nos oitavos. Sendo quase certo que o México defrontará a Argentina. Quanto ao adversário do Uruguai está tudo em aberto. Ou Coreia do Sul ou Grécia ou Nigéria.