Na lista definitiva de 23 convocados, hoje divulgada, o seleccionador Vicente Del Bosque surpreendeu em algumas opções e deixou cair os guarda-redes Diego Lopez e David de Gea, o defesa Azpilicueta, o médio Senna ou os avançados Santi Carzola, Guiza e Negredo.

Del Bosque optou finalmente para terceiro guarda-redes pelo guardião Valdés, o menos batido da Liga espanhola e depois de largo debate em relação à convocatória do "catalão", em detrimento de David de Gea (Atlético Madrid).

A questão surge também porque o guarda-redes titular do campeão europeu não é presença assídua nas convocatórias e nunca jogou pela seleção principal, embora tenha sido chamado para um particular e devido a lesão de Casillas.

No Mundial2010 da África do Sul é previsível que o selecionador espanhol dê a titularidade a Casillas e Pep Reina surgirá como uma segunda escolha.

Nesta convocatória destaque também para as saídas dos campeões europeus por Espanha (Euro2008) Marcos Senna e Santi Carzola, do Villarreal, após uma época em que foram afetados por lesões.

A Espanha, campeã europeia em título, integra o Grupo H do Mundial2010 da África do Sul, que decorrerá de 11 de junho a 11 de julho, e terá como adversários na primeira fase a Suíça, Honduras e Chile.

Lista dos 23 convocados de Espanha:

Guarda-redes: Iker Casillas (Real Madrid), José Manuel Reina (Liverpool/Ing) e Víctor Valdés (FC Barcelona).
Defesas: Raúl Albiol (Real Madrid), Alvaro Arbeloa (Real Madrid), Joan Capdevila (Villarreal), Carlos Marchena (Valência), Gerard Piqué (FC Barcelona), Carles Puyol (FC Barcelona) e Sergio Ramos (Real Madrid).
Médios: Xavi Alonso (Real Madrid), Sergio Busquets (FC Barcelona), Francesc "Cesc" Fábregas (Arsenal/Ing), Andrés Iniesta (FC Barcelona), Javi Martínez (Athletic Club) e Xavi Hernández (FC Barcelona).
Avançados: David Jiménez Silva (Valência), Jesús Navas González (Sevilla), Juan Manuel Mata (Valência), Pedro Rodríguez (FC Barcelona), Fernando Llorente (Athletic Club), Fernando Torres (Liverpool/Ing) e David Villa (Valência).