Em Lisboa, numa reunião com o director desportivo da FPF, Carlos Godinho, o secretário do Ministro do Turismo e Indústria do Zimbabwe, B. S. Maungnidze, lembrou que "existem grandes ligações do nosso povo à cultura portuguesa".

"Vamos sentir a presença da selecção de Portugal no Mundial da África do Sul como se fosse a nossa selecção. Os nossos jovens admiram bastante os vossos jogadores e existe uma grande proximidade afectiva com Portugal", considerou.

Maungnidze lembrou que "os portugueses foram o primeiro povo europeu a chegar ao Zimbabué", reconhecendo o apoio que o governo português tem dado àquele país africano.

"Esta é também uma forma de agradecer a um país amigo. Queremos dizer obrigado e gostaríamos de o poder fazer em Harare, na nossa capital, com o nosso povo", adiantou.

O governante destacou ainda o facto de o aeroporto de Harare estar a apenas 45 minutos de Maputo e a uma hora de Joanesburgo".

Maungnidze esteve na sede da FPF acompanhado pelo Director do Departamento de Pesquisa, Política de Planeamento e Regulamentação do Governo do Zimbabué, Douglas Mavhemby, e pelo Cônsul Geral, Peter Hobwani.