A partida entre as seleções de Portugal e dos EUA, referente à segunda jornada do Grupo G, reuniu na noite de domingo e madrugada de segunda-feira, muitos adeptos em recintos públicos d Luanda, todos na esperança da qualificação para os oitavos de final dos “tugas”.

Depois da pesada derrota na estreia em que Portugal perdeu por 4-0 com a Alemanha, as esperanças na seleção das quinas continua acesa, dado o número de pessoas que se concentrou em vários restaurantes e bares espalhados pelo centro de Luanda.

Na ronda efectuada pela Angop, na zona baixa de Luanda, em restaurantes, bares e similares, foram encontrados alguns estabelecimentos com certo número de adeptos atentos ao desafio.

No Restaurante Lookal a Ilha de Luanda, muitos estavam apreensivos com o comportamento da equipa nos minutos iniciais, torcedores bem identificados com as cores tradicionais, verde e vermelha, da bandeira de Portugal.

O golo apontado por Nani levantou e despertou os adeptos, na sua maioria portugueses, que mantinham bem acesa a chama para a conquista dos primeiros pontos na competição, que decorre no Brasil, vantagem levada para o intervalo.

A segunda parte foi de nervos e muitos gritos nos dois recintos dado o perigo que norte americanos levavam para a baliza contrária.

Entre assobios e contestações, da maneira de jogar de Cristiano Ronaldo e pares, os EUA chegou ao empate, mal digerido pelos torcedores, constituídos por mais de duas centenas de portugueses.

Os americano voltaram a marcar passando para frente do marcador, criando um amargo de boca aos adeptos lusos a poucos minutos do fim, enquanto que Varela relançou as esperanças já no tempo de compensação.

Os golos foram marcados por Nani e Varela do lado de Portugal, enquanto que Dempsey e Jones apontaram pela equipa norte americana.

Com este empate, Portugal soma um ponto, o mesmo que Gana. A Alemanha e os EUA têm quatro pontos conquistados.