A marca desportiva da Adidas informou esta terça-feira, em comunicado, que decidiu cancelar a venda de duas camisolas alusivas ao Mundial de futebol, dada a polémica que os estampados geraram no Brasil.

"A Adidas acompanha sempre de perto a opinião dos seus consumidores e parceiros, e por isso  anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que se trata de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos", lê-se no comunicado.

Os desenhos geraram indignação, com muitas pessoas a considerarem haver conotação sexual. Numa primeira t-shirt, em amarelo, aparece uma mulher em biquini sob a frase 'Lookin' to score', que significa À procura do golo, mas que, num segundo sentido, pode indicar, em expressão brasileira, 'pegar garota'. Na segunda t-shirt, em verde, o coração de I love Brazil (Eu amo o Brasil) mostra um 'bumbum' com uma cueca bastante reduzida.

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, reagiu através do Twitter às camisolas produzidas pela marca."O Brasil está feliz em receber turistas que chegarão para a Copa [Mundial], mas também está pronto para combater o turismo sexual", escreveu.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência publicou, também, uma nota de repúdio à "confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil".