A Alemanha, primeiro adversário de Portugal no Mundial2014 de futebol, despediu-se esta sexta-feira do seu público com uma goleada por 6-1 à Arménia, no último jogo de preparação antes de viajar para o Brasil.
Em Mainz, no Coface Arena, Miroslav Klose teve especiais razões para festejar, já que o golo com que contribuiu para o resultado o isola como melhor marcador de sempre da seleção, com 69 tentos, agora mais um que o lendário Gerd Müller.
Klose igualou Müller a 06 de setembro de 2013 e, volvidos nove meses exatos, “descola” do mítico goleador da “Mannschaft” dos anos 70 do século passado.
Aos 36 anos, parte para o seu quarto Mundial com outro recorde em mira - tem 14 golos em fases finais, apenas menos um do que o máximo de 15, do brasileiro Ronaldo, o “Fenómeno”.
No plano negativo para a seleção alemã, o destaque é a lesão de Marco Reus, cuja gravidade ainda está por determinar. Em contrapartida, Philip Lahm regressou, para jogar toda a primeira parte, e Bastian Schweinsteiger alinhou a última meia hora.
Apesar do desnível do resultado final, não foi fácil a vitória alemã, registando-se um empate até ao minuto 52, quando finalmente Andreas Schürrle começou a traçar o caminho da goleada.
Determinante para uma segunda parte diferente dos "cinzentos" 45 minutos iniciais, foram as entradas de Lukas Podolski, aos 44 minutos, para o lugar de Reus, e Ozil, ao intervalo.
Aos 69 minutos, Henrih Mhkitaryan ainda apontou o golo do empate da Arménia, após o que se iniciou o festival de golos marcados e ocasiões perdidas do ataque germânico.
Podolski fez o 2-1 aos 71 minutos, a passe de Ozil, e Benedikt Höwedes, o 3-1, aos 73, assistido por Schweinsteiger.
De cabeça, Klose elevou aos 76 minutos, antes da contagem prosseguir com um “bis” de Mario Götze, aos 82 e 89.