Os árbitros e assistentes da Ásia, Oceânia e Europa, que vão estar no Mundial2014 de futebol, concluíram hoje um seminário de uma semana, na sede da FIFA, em Zurique, para se prepararem para a prova máxima de seleções.

Entre 24 de março e hoje, os 17 árbitros e 31 auxiliares, entre os quais os portugueses Pedro Proença, Tiago Trigo e Bertino Miranda, submeteram-se a várias provas médicas, físicas, psicológicas e técnicas para poderem ter uma ideia da sua situação atual, revelou um comunicado da FIFA.

"No aspeto técnico também se adotou uma nova abordagem: utilizou-se a análise de vídeos de situações de partidas para garantir a uniformidade e coerência, assim como para mudar a mentalidade no que respeita às táticas. Os árbitros puderam expressar-se e partilhar opiniões quanto às leituras de jogo e à compreensão das diferentes situações", acrescenta a FIFA.

Os formandos tiveram também a oportunidade de praticar em cenários de partidas reais, disputadas entre as equipas de sub-21 e sub-18 do FC Zurique, numa tentativa de avançar no sentido da uniformidade no processo de tomada de decisões e posicionamento.

"Esta semana tivemos na sede da FIFA um grupo de árbitros e auxiliares que estavam muito motivados. Estou muito contente com a sua dedicação e com o trabalho desenvolvido esta semana", declarou o responsável pelo departamento de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca.

O próximo seminário, que terá início a 07 de abril, reunirá em Zurique os árbitros de África, América do Norte e Central, Caraíbas e América do Sul.