O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou hoje que a abertura do Mundial2014 de futebol será feita na Arena Corinthians, mesmo após o acidente causado pela queda, na quarta-feira, de uma grua, que matou duas pessoas.

«Como ela [a abertura do Mundial] é em junho, há margem grande, e [o acidente] não vai afetar a abertura da competição no Itaquerão [como é conhecido o estádio]», disse Alckmin, citado pelo jornal O Estado de São Paulo.

O governador também lamentou as mortes e afirmou ser necessário um «apuramento rigoroso» para entender as causas da queda da grua e evitar novos acidentes.

A grua, que colocava a última parte da cobertura do estádio, caiu por volta as 13H00 locais (15H00 em Lisboa) de quarta-feira. Um motorista de um camião, que estava no veículo, fora do estádio, e um montador, que dormia próximo à obra, foram atingidos e morreram.

O acidente afetou cerca de 30% do prédio leste do estádio, local que está interditado pela Defesa Civil. O Corinthians divulgou que a obra ficará parada por quatro dias, mas que será retomada na próxima segunda-feira.

A previsão inicial era a de que o estádio fosse entregue até o fim de dezembro deste ano. Os responsáveis afirmam que só irão divulgar o novo cronograma após o fim das perícias, mas a imprensa brasileira informa que o atraso deve ser de até 60 dias, o que permitiria que a arena estivesse pronta para o Mundial2014, que começa em junho.