A Argentina pode ser a quinta seleção a garantir o passaporte para os oitavos-de-final. Para isso tem de vencer hoje o Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz.

Messi e companhia estão no primeiro lugar do Grupo F, com 3 pontos, graças à vitória contra a Bósnia por 2-1 na primeira jornada. Já o Irão ocupa o segundo posto, com 1 ponto, fruto do empate sem golos contra a Nigéria.

Habitual candidata ao título mundial, a Argentina vai disputar o seu 72º jogo em Campeonatos do Mundo, enquanto que o Irão, muito menos experiente, chega hoje às 11 partidas.

Se a Argentina vencer, torna-se na terceira seleção sul-americana a garantir a passagem aos oitavos-de-final, depois do Chile e da Colômbia. A “alviceleste” procura vencer o seu primeiro Campeonato do Mundo em 28 anos, já que a última conquista foi em 1986, no México.

O Irão tem apenas uma vitória em Campeonatos do Mundo. Aconteceu no Mundial de 1998, em França, quando bateram a seleção dos Estados Unidos por 2-1. A última derrota dos iranianos, curiosamente, foi contra a seleção portuguesa, na fase de grupos do Mundial de 2006. Deco e Cristiano Ronaldo fizeram os golos da vitória lusa.

As duas equipas defrontam-se dentro de uma hora (17h00 em Lisboa).