A Argentina procura hoje continuar a senda de vitórias no Mundial2014 de futebol, no embate dos oitavos de final frente à Suíça, num encontro em que o verdadeiro Lionel Messi encontra a sua réplica helvética, Shaqiri.

A verdadeira constelação que é a seleção argentina, guiada pelo astro maior, pretende reeditar os êxitos de 1978 e 1986, mas, para isso, necessita de chegar pela nona vez aos quartos de final e, consequentemente, eliminar a Suíça, que apenas superou os “oitavos” três vezes.

Na seleção helvética, tal como na formação argentina, tem estado em destaque um jogador, caso de Xherdan Shaqiri, autor de um “hat-trick” na vitória por 3-0 frente às Honduras, na despedida do Grupo E, no qual só ficou atrás da França.

Argentinos e suíços defrontam-se na Arena de São Paulo, a partir das 13:00 locais (17:00 em Lisboa), no sétimo encontro dos oitavos de final do Mundial2014, que vai ser arbitrado pelo sueco Jonas Eriksson.

Pouco depois, Bélgica, vencedora do agrupamento H, e Estados Unidos, segundos classificados e “carrascos” de Portugal no Grupo G, disputam a derradeira vaga para os quartos de final, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a partir das 17:00 locais (21:00 em Lisboa), sob arbitragem do argelino Djamel Haimoudi.

A seleção belga, com “craques” como Courtois, Witsel, Hazard e Kompany, ambiciona uma segunda presença nos quartos de final, fase a que apenas chegou em 1986, quando alcançou as meias-finais, num total de seis presenças nos “oitavos”.

Menos assíduos nesta etapa, os Estados Unidos, que têm como máximo o terceiro lugar em 1930, tentam avançar pela terceira vez para os “quartos”, naquela que é a sua sexta presença nos oitavos de final, contando, sobretudo, com a sua referência Clint Dempsey.