Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerias e uma das sedes do Mundial2014 de futebol, é considerada a “cidade dos botecos”, tendo sido a primeira localidade totalmente planeada do Brasil.
Beagá, como também é conhecida, tem a maior média de bares entre todas as cidades brasileiras, tendo mesmo um concurso anual para eleger os melhores estabelecimentos, entre os cerca de 14 mil existentes na cidade.
A gastronomia mineira é também uma das atrações locais, com os turistas a procurarem o leitão à pururuca, tutu de feijão, vaca atolada (prato com costela de boi e mandioca), entre outros pratos tradicionais.
Fundada a 12 de dezembro de 1897, foi a primeira cidade brasileira a ser totalmente planeada de raiz, substituindo a pequena vila de Curral del Rei, após a independência do Brasil, embora a sua criação já tivesse sido equacionada durante a Inconfidência Mineira, uma tentativa de revolta contra o domínio português, no século XVIII.
Inicialmente intitulada Cidade de Minas, Belo Horizonte é atualmente a sexta cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 2,4 milhões de habitantes, e a sua zona metropolitana a terceira maior, apenas atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
O projeto idealizado inicialmente pelo engenheiro Aarão Reis, não previa um tão rápido desenvolvimento da cidade e, no início do século XX, novos bairros tiveram de ser planeados, o mais conhecido dos quais o da Pampulha, saído, em grande parte, do génio do arquiteto Óscar Niemeyer, “pai” de Brasília, e onde está o Mineirão, palco dos jogos do Mundial2014.

BH é atualmente um dos principais polos económicos do Brasil e está entre as 10 melhores cidades latino-americanas para fazer negócios, com a maior fábrica da marca automóvel Fiat a estar instalada nos arredores da capital mineira.

Em redor de Belo Horizonte, é possível encontrar várias vilas históricas, onde as influências da colonização portuguesa são ainda visíveis, como Ouro Preto, o primeiro local brasileiro a ser considerado Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, assim como Congonhas ou Tiradentes, nome de um dos heróis da revolução brasileira.