O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afastou hoje a possibilidade de se alterar o horário dos jogos do Mundial de futebol de 2014, o que vai contra as preocupações que manifestou no mês passado.

Há duas semanas, Blatter admitiu que poderiam ser alterados os horários dos jogos, nomeadamente os marcados para as 13h00 em cidades de clima tropical, mas hoje, numa reunião do comité de organização da "Copa", na Costa do Sauipe, descartou esse quadro.

«Os horários dos jogos não vão ser alterados», disse Blatter, à margem da reunião em que ficaram definidos os quatro potes para o sorteio de sexta-feira.

Em causa estavam, essencialmente, os jogos das 13h00 em cidades com clima normalmente quente e húmido, como Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

«Há cerca de dez dias fizeram-me uma pergunta e eu disse que existia uma possibilidade de se alterar o programa, mas isso não foi feito e por agora vamos continuar com os horários já definidos para os jogos. Vamos oficializar isso com o comité executivo», disse Blatter.

O programa do Mundial foi definido há mais de um ano, depois de a Confederação Brasileira de Futebol e o governo brasileiro passarem por uma forte negociação com governadores, prefeitos e interesses locais. No total, foram feitas 51 versões da programação de jogos do Mundial, até que a versão final fosse confirmada.