O suíço Joseph Blatter, direcionou hoje críticas à imprensa europeia por “atacar” o Mundial2022 de futebol no Qatar, dias depois de ter feito o mesmo a empresas e países da Europa.

O suíço disse que a imprensa tem sido injusta em relação ao Qatar, no momento em que defendia o Mundial junto dos delegados da Confederação de Asiática de Futebol, numa cerimónia de entrega de prémios em Kuala Lumpur.

«Não é justo quando a imprensa internacional e especialmente a europeia aponta o foco a um país árabe aqui na Ásia, atacando e criticando esse país», referiu o presidente do organismo máximo do futebol.

Blatter acrescentou que a FIFA o «está a defender», depois de decidir que haveria um campeonato no mundo árabe e que a decisão de jogar no Qatar vai para a frente: «vamos e vamos jogar isto em 2022 no Qatar».

As declarações de Blatter surgem poucos dias depois de ter acusado a França e a Alemanha de pressão, devido a «interesses económicos», para que a competição se disputasse no Qatar, e de interesses das companhias europeias de construção.