O Brasil venceu a Colômbia por 2-1, em jogo dos quartos-de-final do Mundial2014. Os brasileiros chegaram aos golos pelos defesas centrais, Thiago Silva e David Luiz. James reduziu para a Colômbia, fazendo o seu sexto golo no Mundial. O Brasil fez uma grande primeira parte mas na segunda parte deixou muito a desejar. Nas meias-finais irá defrontar a Alemanha que eliminou a França.

Depois de Scolari ter dito que não havia muita rivalidade entre colombianos e brasileiros como a que existe com chilenos, uruguaios e argentinos, o Brasil entrou em campo para provar o contrário, numa entrega nunca visto até agora neste Mundial. A formação brasileira pressionava em todo o campo, ganhava cedo a bola e partia rápido para o ataque. O coletivo sobrepôs-se ao individual, Neymar apareceu a jogar mais para a equipa que cresceu e muito em relação aos últimos encontros.

Já a Colômbia não encontrava formas de sair do "colete-de-forças" em que se encontrava. Fernandinho marcava James em cima, não dando espaços para o armador de jogo dos Caffeteros. Os extremos brasileiros fechavam muito por dentro, povoando a zona central e roubando tempo e espaço aos colombianos na construção de jogo.

A entrada forte deu frutos aos sete minutos, quando Carlos Sanchez "perdeu" Thiago Silva num canto. O Caffetero ficou a olhar e o central apareceu-lhes nas costas para encostar com o joelho para o fundo da baliza.

Um golo que atordoou ainda mais a Colômbia e lançou o moralizado Brasil na busca do segundo que não apareceu por pouco. Aos 19 e 28 Hulk esteve perto do golo mas os seus remates foram travados por Ospina.

A Colômbia apenas conseguia responder em situações de bola parada, num jogo com muitas faltas na primeira parte, muito quezilento, com o árbitro espanhol Vellasco Carbalo a deixar passar muitas entradas duras de parte a parte.

José Pekerman, selecionador colombiano, mudou o figurino da equipa para o segundo tempo, retirando o médio Ibarbo e lançando o avançado Adrian Ramos para fazer dupla com Téo Gutierrez. James passou a jogar a médio esquerdo, abrindo assim mais o jogo colombiano que agora se estendia num 4-4-2.

Esta mudança fez o Brasil recuar no terreno, apostando mais em contra-ataques para explorar o espaço deixado entre as linhas defensiva e média da Colômbia. Num desses contra-ataques, o Brasil ganhou uma falta em zona frontal mas ainda longe da baliza. David Luiz assumiu a responsabilidade e atirou uma "bomba" que Ospina não consegiui travar. O 2-0 aos 69 minutos deixava o Brasil mais perto das "meias" e atirava a Colômbia para uma situação muito complicada.

Pekerman arriscou tudo, colocando Bacca e Quintero em campo, nos lugares de Cuadrado e Téo Gutierrez, na procura de um golo que pudesse relançar a equipa. As mexidas deram frutos já que aos 80 minutos James isolou Bacca. O avançado do Sevilha tirou Júlio César do caminho e foi derrubado na área.

Penálti que James Rodriguez converteu com classe no seu sexto golo no Mundial2014. O árbitro errou no capítulo disciplinar, mostrando apenas o amarelo ao guarda-redes brasileiro quando o lance pedia um vermelho direto.

Com dez minutos para jogar, a Colômbia lançou um último "assalto" à baliza de Júlio César, dando o tudo por tudo para chegar ao empate e lançar o jogo para prolongamento. O Brasil, que já tinha trocado Hulk por Ramires e perdeu Neymar por lesão, desapareceu a nível ofensivo e passou a tirar a bola da sua área como podia. O jogo entrou num caos tático, com o Brasil a aguentar como podia a vantagem e a Colômbia a tentar chegar ao golo mas sem sucesso.

Apesar da grande primeira parte, o Brasil deixou muito a desejar no segundo tempo. Valeu o golaço de David Luiz e a condescendência do árbitro Vellasco Carballo que não expulsou Júlio César. Nas meias-finais o Brasil vai encontrar a Alemanha no dia 8 no Mineirão mas não poderá contar com o capitão Thiago Silva, que vai cumprir castigo.