Nascida do génio dos arquitetos Lúcio Costa e Óscar Niemeyer a meio do século passado, Brasília foi construída para ser a capital do Brasil e a nova imagem do país que vai acolher o Mundial2014 de futebol.
Apesar da ideia de construir uma capital no interior do país ter surgido em 1822, com a independência do Brasil, estando mesmo sido colocada num artigo na constituição em 1891, a sua efetivação apenas aconteceu na segunda metade do século XX.
O projeto voltou a ser falado em 1953, no mandato do presidente Getúlio Vargas, mas apenas passou do papel à prática com Juscelino Kubitschek, que iniciou a construção em 1956, quatro anos antes da fundação oficial da cidade, a 21 de abril de 1960, que queria mostrar um novo Brasil, moderno e já longe da influência colonizadora.
Desenhada por Lúcio Costa para parecer um avião, Brasília tem avenidas largas, prédios homogéneos, que se espalham pelas duas asas, com a “cabeça” a ser a Praça dos Três Poderes, onde se encontram o Palácio do Planalto, residência oficial da presidente, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
A capital do Distrito Federal, desenhada pelos mestres do urbanismo, Lúcio Costa, e da arquitetura modernista, Óscar Niemeyer, é a única cidade construída no século XX a ser considerada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, sendo mesmo a maior área abrangida por esta organização, com um total de 112,25 km2.
A construção de Brasília previu também que esta fosse uma cidade verde, com vegetação tradicional do Cerrado e uma grande arborização das áreas urbanas. Circundada pelo Lago Paranoá, Brasília tem um total de 120m2 de área verde por habitante – valor quatro vezes superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Construída antes de ser habitada, Brasília juntou inicialmente os funcionários públicos, que se mudaram, com os respetivos serviços, para a cidade, e os trabalhadores, que ajudaram na construção, tendo assim pessoas de quase todas as regiões do Brasil.

Veja aqui a caminhada de Portugal rumo ao Brasil.