O cantor cabo-verdiano radicado na Holanda Gil Semedo vai lançar brevemente o seu novo álbum, "Brazouka", um disco para homenagear o Brasil e o mundial de futebol que está a decorrer naquele país.

Segundo uma nota de imprensa enviada à agência Lusa e assinada pela gerente Maria Lopes, o novo disco conta com nove faixas musicais e traz uma fusão de ritmos de Cabo Verde e do Brasil.

O novo trabalho foi gravado nos dois países e conta com a participação de vários músicos de ambos os lados do Atlântico, muitos deles acompanhantes das cantoras brasileiras Daniela Mercury e Ivete Sangalo.

"O trabalho chega em breve ao mercado e entrará para a cena musical cabo-verdiana para mostrar e celebrar as similaridades entre as duas culturas que carregam a mesma herança histórica e musical", lê-se na nota.

Segundo o 'Nós líder' (nosso líder) cabo-verdiano, o novo projeto musical não traz apenas músicas novas, mas também grandes êxitos que ganharam nova roupagem ao ritmo do samba, forró ou axê brasileiros.

O novo trabalho discográfico só deverá estar no mercado no próximo mês de agosto, mas Gil Semedo já lançou os singles "Brazouka" e "Dansa ku Brio" nas várias plataformas digitais.

Gil Semedo nasceu em outubro de 1974 na ilha cabo-verdiana de Santiago, mas imigrou aos seis anos para a Holanda, onde vive até hoje.

Começou a sua carreira musical em 1991, lançou "Menina" com Gil & the Perfect 2, um álbum ainda em vinil, mas de muito sucesso nos países de língua oficial portuguesa, e que foi remasterizado em CD em 1996.

Desde então, lançou vários discos, como "Coboswing" (1993), Separadu (1994), "Verdadi" (1995), "Nha Vitória" (2006) e "Sempri Líder" (2009).