A Espanha, campeã em título, é a primeira seleção a despedir-se do Mundial de futebol de 2014, no Brasil, ao perder hoje por 2-0 com o Chile, que se qualificou para os oitavos de final, juntamente com a Holanda.

Depois da goleada ante a Holanda, por 5-1, nova derrota, contra a "roja" sul-americana, no Rio de Janeiro, fazem com que o terceiro e último jogo espanhol no grupo B do Mundial, contra a Austrália, seja a "feijões", já que só decide o terceiro e quarto lugares.

Eduardo Vargas adiantou o Chile aos 19 minutos e Charles Aránguiz fez o 2-0 aos 43, levando o jogo para intervalo com uma diferença muito difícil de anular. Sem soluções nos primeiros 45 minutos, a Espanha também não mostrou qualidade na segunda metade do desafio, disputado no mítico Maracanã.

Com duas vitórias em dois jogos, Chile e Holanda - que hoje mais cedo bateu a Austrália (3-2) - somam seis pontos cada e serão os dois primeiros do grupo, sendo também os primeiros a chegar aos oitavos de final.

Nunca na era Del Bosque a Espanha tinha perdido dois jogos seguidos e nunca tinha feito outra coisa que não ganhar contra o Chile, em 10 jogos. Mas a vitória chilena aconteceu mesmo, levando a Espanha a juntar-se a Brasil e França como campeões em título afastados na fase final.