A expressão facial de cólera foi a mais exibida durante os 64 jogos do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que terminou no domingo, indica um estudo apresentado hoje pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção.

Os resultados do estudo foram obtidos após a análise dos vídeos dos 64 jogos da competição sendo as emoções em estudo a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, o desprezo, surpresa e a aversão.

A manifestação da expressão de emoção cólera surgiu muito frequente e intensamente durante o jogo (7/10), seguida da tristeza e da alegria.

O objetivo do estudo, pioneiro ao nível mundial, foi, segundo o seu coordenador, Freitas Magalhães, “verificar a frequência e a intensidade da expressão facial em jogadores provenientes de países e grupos étnicos diferenciados em contexto de competição”.

O diretor do laboratório, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, confirmam que "num quadro de competição, a exibição emocional é também uma demonstração de conduta humana, elevada, por vezes ao extremo da agressividade, pretendendo-se, em primeiro lugar, que os adversários vislumbrem quem tem o poder".

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, o único do género em Portugal, já tinha analisado as expressões faciais no Mundial 2010, tendo obtido resultados semelhantes.

O Mundial2014, que juntou 32 seleções, entre as quais Portugal, começou a 12 de junho e terminou com a vitória da Alemanha.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.