Um golo de James Rodriguez permitiu à Colômbia derrotar em casa o Equador, por 1-0, podendo os “cafeteros” garantir a qualificação para o Mundial2014 já na terça-feira, caso não sejam derrotados na visita ao Uruguai.

Sem os “dragões” Juan Quintero e Jackson Martinez – entrou aos 82 minutos -, coube a outro ex-jogador do FC Porto decidir o encontro, aos 31 minutos, numa altura em que o Equador já jogava em inferioridade numérica, devido à expulsão de Gabriel Achiler.

Com este triunfo, a Colômbia igualou a Argentina no topo da fase sul-americana de qualificação, com 26 pontos, e pode garantir o apuramento para o Mundial do Brasil na terça-feira, frente ao Uruguai, quarto classificado em 2010 e que voltou a ter esperança de garantir o apuramento direto.

Na visita ao Peru, que podia aproximar-se do quinto lugar, de acesso ao “play-off” intercontinental, o Uruguai, com o benfiquista Maxi Pereira no “onze” e o portista Fucile a entrar aos 82, venceu graças a dois golos do avançado Luis Suarez (42 e 67 minutos), com Jefferson Farfan, a reduzir para os peruanos, com o “leão” Andre Carrillo no banco e Alberto Rodriguez (Rio Ave) no banco.

O Uruguai manteve ao quinto lugar, com 19 pontos, agora a dois do Equador, quarto, enquanto o Peru é sétimo, com 14.

Também mais perto da qualificação está o Chile, terceiro, com 24 (mas mais um jogo), que derrotou em casa, por 3-0, a Venezuela, na qual se estreou na fase de qualificação Mario Rondon (Nacional) e que ficou no sexto posto, com 17 pontos e mais um jogo do que o Uruguai.

No encontro entre os dois últimos classificados, o Paraguai ultrapassou a Bolívia, ao golear em casa por 4-0.

Na zona da América do Norte, Central e Caraíbas, o México, com o “dragão” Diego Reyes a titular, caiu para fora da zona de qualificação direta, ao perder em casa com as Honduras, por 2-0.

Com três encontros por disputar, o México é agora quarto, com oito pontos, a dois da Honduras, a cinco dos Estados Unidos e a seis da Costa Rica, que derrotou os norte-americanos, por 3-1.

A Panamá perdeu a oportunidade de ultrapassar o México – está a um ponto -, ao empatar em casa com a Jamaica, equipa que ainda não venceu qualquer encontro nesta fase.