O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, afirmou, na sexta-feira, que «dá uma grande alegria» receber a seleção portuguesa de futebol em Brasília durante o Mundial2014.
Portugal jogará a sua terceira partida na fase de grupos na capital federal brasileira, no dia 26 de junho do próximo ano, contra o Gana.
«Tive sorte», disse o embaixador.
Ribeiro Telles afirmou ainda ter conversado com o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, e que o político está «entusiasmado» com a perspetiva de Portugal jogar no Distrito Federal.
«A comunidade portuguesa aqui não é grande, mas é dinâmica, e estará no estádio para apoiar a seleção», acrescentou o embaixador, que estimou haver dois mil luso-brasileiros em Brasília.
Na capital brasileira, a seleção lusa encontrará um clima seco, bastante diferente da humidade enfrentada quatro dias antes na partida em Manaus, na Amazónia, diante dos Estados Unidos. Ribeiro Telles realçou que as condições do tempo locais são boas, e não devem atrapalhar.
O português Sérgio Fernandes Quintas, morador de Brasília, afirmou que a partida da seleção portuguesa na capital deixou a comunidade portuguesa «ainda mais esperançosa».
Nascido em Aveiro, Quintas mora no Brasil desde 1960 e hoje faz parte da Associação Portuguesa de Brasília.
«Temos o melhor jogador do planeta, vamos fazer bonito no Mundial», disse.
A presença de Cristiano Ronaldo, na opinião de Quintas, deverá aumentar o número de brasileiros que torcerá para Portugal durante o evento.
Quintas afirmou ainda que, apesar de a partida ser em Brasília, onde mora, irá preferir assistir ao confronto entre Portugal e Gana pela televisão, em casa, ao lado da família. Para dar sorte, vestirá o seu boné com as cores do país.
O sorteio realizado na sexta-feira em Costa do Sauípe ditou que Portugal fosse integrado no grupo G da prova, juntamente com a Alemanha, Estados Unidos e Gana.