A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, inaugurou hoje o primeiro estádio remodelado para acolher o Mundial de futebol de 2014 e a Taça das Confederações de 2013, dando no "novo" Castelão, em Fortaleza (Ceará), o primeiro pontapé numa bola.
Num recinto que durante o Mundial terá capacidade para 65.000 espetadores, Dilma Rousseff visitou as instalações e cortou a fita verde e amarela à entrada do túnel de acesso aos balneários para simbolizar a inauguração, antes de, já no relvado, pontapear a "Cafusa", bola oficial do Mundial.
Depois da cerimónia, em que se ouviu uma mensagem do presidente da FIFA, Joseph Blatter, através dos ecrãs gigantes, abriram-se as portas do estádio para a realização de um concerto. O futebol chegará ao Castelão a 27 de janeiro, com os jogos Ceará-Bahía e Fortaleza-Sport, da Copa Nordeste.
Dos outros cinco estádios da Taça das Confederações, o de Belo Horizonte tem inauguração marcada para sexta-feira, enquanto os de Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Brasília deverão estar prontos entre finais de março e 15 de abril, data limite imposta pela FIFA.
O Castelão, inaugurado em 1973 e com um total de 67.037 lugares, foi alvo de numa remodelação profunda, que custou 518 milhões de reais, cerca de 188 milhões de euros.
Na Taça das Confederações vai receber o Brasil-México, do Grupo A, o jogo entre a Espanha e o campeão africano a sair da CAN2013, no Grupo B, e uma das meias-finais.
No Mundial será palco de seis jogos, três da primeira fase, entre os quais um dos Brasil, um dos oitavos de final e outros dos quartos.