O selecionador nacional, Paulo Bento, fez esta terça-feira a antevisão do jogo de preparação para o Mundial 2014 frente aos Camarões, e começou por garantir, desde logo, que não deu indicações expecíficas a Cristiano Ronaldo, jogador que está a um golo de ser o melhor marcador de sempre da seleção nacional.

"Não falei nada em concreto porque é uma questão de tempo até ser alcançado e não é determinantes para o jogo de amanhã. Poderemos criar alguma alternativa ao modelo de jogo e testar essa alternativa, mas tivemos pouco tempo de preparação, só hoje tivemos todos os jogadores disponíveis. Se o fizermos, os jogadores vão identificados com o que temos de fazer", começou por dizer Paulo Bento na conferência de imprensa.

Questionado sobre a eventualidade de estrear jogadores como Ivan Cavaleiro ou Rafa, o técnico português garantiu que os jogadores menos experientes não vão jogar com pressão porque não estão obrigados a impressionar Paulo Bento

"O jogo com os Camarões pode ser a melhor maneira de os observar e dos sentir. Hoje e ontem tivemos oportunidade de os ver em campo, falar com eles porque é a primeira vez que cá estão, e o jogo pode ser uma oportunidade de os ver, e uma forma de os conhecermos melhor em competição", começou por dizer Paulo Bento.

"Nenhum dos jogadores menos experientes tem qualquer tipo de pressão. Não é nenhum teste, não têm de fazer o jogo da sua vida, e a pressão sobre eles zero. É um jogo para eles desfrutarem e darem tudo o que podem e tudo o que tem, e quando os jogadores fazem isso não têm de provar nada", acrescentou o técnico.

"O facto de chegarmos ao Mundial com um jogador do nosso grupo que é o melhor do mundo não traz qualquer tipo de pressão sobre os objectivos, fosse ou não fosse o melhor do mundo. A nós não nos iria acrescentar qualquer pressão. Quero é que o Ronaldo e os seus colegas cheguem ao Brasil nas melhores condições física. Em 2002, o Figo não chegou ao Campeonato do Mundo nas melhores condições física, já passaram 12 anos, esperemos alcançar um resultado diferente do que em 2002 e para isso teremos de ser competentes", sentenciou o técnico português quando questionado sobre uma eventual pressão sobre Portugal no Mundial por ter o melhor jogador do mundo.

Ronaldo sozinho na frente?

"Não temos tido a opção de colocar Ronaldo a ponta-de lança de inicio, era algo que desde o inicio sempre dissemos, não é a melhor opção dadas as características que tem, mas já o colocamos a jogar sozinho em função de um jogo e de um resultado. Poderemos é pensar em colocar dois jogadores na frente", afirmou Paulo Bento

Hugo Almeida e Ricardo Costa sem substituto no estágio?

"Não substituirmos os dois jogadores teve haver com sentirmos que temos as nossas opções para o jogo de amanhã sem trazer novos jogadores para um treino apenas, e termos as capacidades para o jogo e podermos jogar no nosso sistema habitual com estes jogadores", disse Paulo Bento.

Hélder Postiga em desvantagem para a convocatória final?

O Hélder Postiga está com um problema que estamos a aguardar como evolui, e ver se pode competir da melhor maneira possível para ser opção. Ainda falta tempo até à convocatória final e tomaremos a decisão final em função à sua condição.