A atriz holandesa Nicolette Van Dam demitiu-se na quinta-feira do cargo de embaixadora da boa vontade da UNICEF, depois de ter publicado no Twitter uma imagem polémica com os futebolistas colombianos Radamel Falcao e James Rodriguez.

Essa fotomontagem mostrava os dois internacionais colombianos a consumir cocaína sobre um relvado, uma publicação que levou a UNICEF a apresentar as “mais sinceras desculpas” aos dois antigos jogadores do FC Porto pela “publicação vergonhosa e ofensiva”.

“A senhora Van Dam demitiu-se do cargo de embaixadora da boa vontade da UNICEF e lamenta a publicação que colocou no Twitter”, refere o comunicado distribuído pela representação colombiana na organização internacional.

A representante da Colômbia na UNICEF, Maria Emma Mejia, tinha exigido a demissão de Van Dam por considerar que a atriz e modelo tinha ido “longe demais” com a imagem dos dois jogadores, que serão orientados na próxima época pelo português Leonardo Jardim, o novo treinador do Mónaco.

Mesmo assim, as desculpas apresentadas pela atriz holandesa foram “insuficientes” para a ministra colombiana dos Negócios Estrangeiros, Maria Angela Holguin.

“Essas desculpas não nos servem de nada. Ela foi longe demais. Foi uma falta de respeito para a Colômbia”, afirmou a diplomata, citada pela AFP.

Na quarta-feira, Nicolette Van Dam já tinha recorrido à mesma rede social para se redimir da anterior mensagem: “Queridos colombianos, não tinha nenhuma intenção de ofender. Por favor, aceitem as minhas honestas e sinceras desculpas”.