A Alemanha e o Gana empataram em Fortaleza. 2-2 foi o resultado final de uma partida que começou lenta e acabou de forma eletrizante. Götze e Klose marcaram para a Alemanha, André Ayew e Asamoah Gyan fizeram os golos da seleção africana.

O primeiro tempo foi escasso em momentos de perigo, com as duas equipas a optarem por sondar as fraquezas adversárias em vez de arriscar em demasia. A defesa ganesa esteve muito sólida, com uma dupla de centrais impressionante, mas a Alemanha aproveitava as perdas de bola do meio-campo ganês para se aproximar da baliza dos “estrelas negras”.

O primeiro momento de perigo foi para a equipa ganesa, com um remate de Atsu aos 13 minutos para defesa de Neuer. O ex-jogador do FC Porto apareceu em bom plano, com algumas investidas perigosas para a defesa alemã.

A Alemanha respondeu por Khedira, que rematou para defesa fácil de Dauda, e de seguida foi Müller que por pouco não abriu o contador após passe de Özil.

Não há muito mais para contar da primeira parte, mas felizmente o segundo tempo repôs os padrões altos a que este Mundial já nos habituou. A Mannshaft abriu o marcador aos 51 minutos, com uma inversão de papéis entre dois colegas do Bayern de Munique. Müller cruzou e Götze apareceu a cabecear para o fundo das redes ganesas.

A Alemanha saltava para a frente e, com um ritmo de jogo ainda baixo, pouco aparentava que o resultado fosse mudar. Mas a festa alemã só durou três minutos: Afful, lateral-direito do Gana, faz um belíssimo cruzamento e André Ayew aparece a fuzilar de cabeça para o golo do empate.

O jogo já aquecia e a surpresa maior apareceu aos 63 minutos. Gyan aparece em boa posição e constrói a reviravolta. Remate sem hipóteses para Neuer e 2-1 para a seleção africana.

A festa ganesa nas bancadas ainda durava quando a Alemanha chegou ao 2-2. Miroslav Klose, acabado de entrar, repõe a igualdade após assistência de Höwedes. Bastou um minuto para Klose igualar Ronaldo (o brasileiro) como melhor marcador de sempre em Campeonatos do Mundo.

Com uma seleção ganesa já cansada, a Alemanha tentou a todo o custo repor a vantagem e quase marcava aos 84’ e aos 86’. Dois cortes fantásticos de Asamoah e Mensah evitaram a vitória alemã e deixaram tudo em aberto no grupo de Portugal.

Com este empate, Portugal ganha novo fôlego e até pode passar em primeiro lugar. Para tal, terá de vencer os dois jogos contra EUA e Gana e esperar que os norte-americanos não percam com os alemães na 3.ª jornada. Em caso de empate entre Portugal e os EUA, os lusos continuam na luta pelo apuramento: terão de vencer o derradeiro jogo com o Gana e esperar que a Alemanha goleia os EUA.