A dois meses da Taça das Confederações 2013 do Brasil - a competição que serve de antecâmara para o Campeonato do Mundo - o CEO do Comité Organizador Local garante ao SAPO Desporto que os adeptos do futebol podem estar descansados que a sua segurança estará garantida.

Ricardo Trade lembra que «em todos os grandes eventos realizados no país os acontecimentos policiais foram mínimos» e que a juntar a isso o «Governo Federal prometeu à FIFA que daria toda a segurança necessária».

Enquanto cidadão que vive no Rio de Janeiro, o CEO afirma que com o passar dos anos «viver no Rio de Janeiro se tornou uma situação muito mais bacana», e apoia-se nas UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadora), que estão instaladas em inúmeras favelas da cidade, para mostrar que o trabalho está a ser bem feito.

Recentemente, um casal de turistas norte-americanos apanhou uma das vans (carrinhas de transporte) em Copacabana, Rio de Janeiro. A mulher acabou violada e o homem foi alvo de várias agressões. Ao confrontarmos Ricardo Trade com este episódio, este realçou que se tratou apenas num caso isolado.

«Claro que factos isolados podem ocorrer aqui como em qualquer parte do Mundo. Agora, estamos a ter cada vez mais cuidado e as medidas estão a ser tomadas», explicou o responsável que fez ainda um apelo às pessoas que estão a pensar ir até ao Brasil.

«Venham, nós estamos preparados para vos receber e dar-vos tranquilidade», concluiu.

A Taça das Confederações realiza-se entre 15 a 30 de junho de 2013 e contará com oito seleções: Brasil, Itália, Espanha, Japão, Nigéria, Uruguai, México e Taiti.