A federação uruguaia de futebol vai recorrer do castigo imposto hoje pela FIFA ao avançado Luis Suárez, por ter mordido o defesa de Itália Chiellini, no embate entre as duas seleções no Mundial2014, anunciou o presidente Wilmar Valdez.

“A federação uruguaia de futebol vai apresentar um recurso hoje”, afirmou Valdez, em declarações aos jornalistas, após o organismo que rege o futebol mundial ter punido Suárez com nove jogos e quatro meses de suspensão.

O dirigente disse “respeitar a decisão”, mas justificou o recurso, que não terá efeitos suspensivos, por considera-lo “totalmente exagerado”.

O Governo uruguaio também reagiu ao castigo, através do Twitter do ministro do Desporto Liliam Kechichian.

“Esta sanção desproporcionada magoa-nos”, escreveu o governante, que anunciou um encontro com o presidente do Uruguai, Jose Mujicam, para avaliar uma possível ação perante a FIFA.

Mais contidos foram os ingleses do Liverpool que, em comunicado assinado pelo diretor executivo Ian Ayre, disse preferir aguardar pelo relatório referente à punição.

“Liverpool Football Club vai esperar até ver e ter tempo para conferir o relatório do Comité Disciplinar da FIFA antes de fazer qualquer comentário”, lê-se no comunicado dos “reds”.