O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, defendeu hoje que a nomeação de Pedro Proença para o Mundial2014 representa «o reconhecimento pelas entidades internacionais da competência, dedicação, profissionalismo e qualidade da arbitragem portuguesa».

«Gostaria de transmitir ao Pedro Proença e à sua equipa, o Bertino Miranda e o Tiago Trigo, os meus sinceros parabéns por mais esta nomeação para uma competição internacional», disse Fernando Gomes, numa declaração em registo vídeo enviada aos órgãos de comunicação social pela direção de comunicação da FPF.

Para o líder federativo «tal significa o reconhecimento pelas entidades internacionais da competência, dedicação, profissionalismo e qualidade da arbitragem portuguesa» e vem «reforçar a aposta que a Federação Portuguesa de Futebol tem feito no sentido de valorizar a arbitragem portuguesa».

«Estou certo que Pedro Proença e a sua equipa, na senda daquilo que nos habituaram nos últimos anos, irão dignificar a arbitragem portuguesa e representar condignamente Portugal nesta grande competição internacional», observou Fernando Gomes.

O árbitro lisboeta vai estrear-se em Mundiais, apesar de já ter dirigido a final do Europeu de 2012, entre a Espanha e a Itália, que os espanhóis venceram por 4-0, e o jogo decisivo da edição de 2011/2012 da Liga dos Campeões, ganhada pelo Chelsea ao Bayern de Munique, no desempate por grandes penalidades.

A fase final do Campeonato do Mundo de 2014, que contará com a participação da seleção portuguesa, integrada no grupo G, em conjunto com Alemanha, Estados Unidos e Gana, realiza-se entre 12 de junho a 13 de julho de 2014, no Brasil.