O selecionador da Grécia, o português Fernando Santos, disse na sexta-feira ambicionar que os seus jogadores se apresentem com “autoconfiança, mas ao mesmo tempo com humildade e realismo” no Mundial2014 de futebol.

Na véspera de se estrear na competição, o técnico português escusou-se a indicar qualquer favorito no Grupo C, que a seleção helénica integra, juntamente com Colômbia, Japão e Costa do Marfim.

“É um grupo muito aberto, um grupo em que tudo pode acontecer, com quatro equipas de qualidade semelhante, no meu ponto de vista, e vai depender muito da forma que cada equipa estiver em cada jogo”, afirmou Fernando Santos, em declarações ao sítio da FIFA na Internet.

O português reivindicou “um pouco de respeito” para a sua equipa, apesar de reconhecer que, desde o Euro2004, “ninguém considera a Grécia um adversário fácil”.

“O que posso dizer é que a equipa atual é uma mistura da de 2004 e uma equipa que também arrisca quando tem a bola e que cria oportunidades de golo com qualidade no ataque”, frisou Fernando Santos.

De acordo com o treinador, a vitória no Euro2004 conferiu “confiança e conforto” aos jogadores gregos.

“A história do futebol grego nos últimos anos resulta muito do que foi alcançado em 2004, quando foi conseguida essa grande vitória”, rematou.

A Grécia estreia-se hoje no Mundial2014 frente à Colômbia, dos “lusos” Jackson Martinez e Quintero, em Belo Horizonte, a partir das 13h00 locais (17h00 em Lisboa).