A FIFA anunciou esta terça-feira que o resultado do jogo Estados Unidos-Costa Rica (1-0) da passada sexta-feira, de apuramento para o Mundial2014, permanece válido, depois de a federação costa-riquenha ter apelado à repetição do encontro.

«A FIFA examinou o conteúdo da carta e, levando em consideração o artigo 14, 4.º parágrafo do regulamento do Campeonato do Mundo da FIFA 2014, confirmou que a federação costa-riquenha não atendeu os pré-requisitos para a apresentação de protesto formal, estabelecidos no regulamento», pode ler-se no comunicado no sítio oficial da FIFA.

De acordo com a norma, os protestos por falta de condições do terreno de jogo devem ser feitos por escrito e dirigidos ao árbitro antes da partida ou, caso as condições se deteriorem durante o jogo, o capitão da equipa que reclama deve a queixar-se ao árbitro na presença do capitão da equipa adversária. Em qualquer caso, o protesto tem de ser confirmado por escrito em carta dirigida ao secretário-geral da FIFA até duas horas depois do encontro.

O jogo do grupo da CONCACAF de apuramento para o campeonato do mundo do Brasil foi disputado em Denver, estado do Colorado, com temperaturas negativas e debaixo de um forte nevão, que afetou a visibilidade, tapou as marcações do relvado e dificultou o controlo da bola.

Os jogadores da Costa Rica queixaram-se de que a neve lhes cobria os tornozelos, que era difícil ver a mais de 15 metros de distância e que era impossível controlar a bola no relvado. Apesar de todos os protestos, o árbitro de El Salvador Joel António Aguilar decidiu levar a partida até ao fim.