Quando se aproxima a data de realização da Taça das Confederações, há um estádio que continua inacabado e que, curiosamente, albergará a partida inaugural da competição: o Estádio Nacional de Brasília.

Apesar de todos os atrasos, o secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, deu conta no site da FIFA que as notícias que têm chegado de Brasília são, nesta altura, positivas.

«O único estádio ainda incompleto é o de Brasília, mas notícias animadoras da capital brasileira chegaram até mim após a mais recente visita de inspeção desta semana, com fotos do relvado e das cadeiras instaladas. O local que receberá a partida de abertura no dia 15 de junho está a ganhar forma e organizará o primeiro evento-teste no próximo dia 18 de maio. Isto é bastante tardio, mas fundamental», realçou.

Mais uma vez, o dirigente da FIFA lembrou que a data para a conclusão dos restantes estádios que albergarão o Mundial 2014 terá obrigatoriamente de ser o mês de dezembro de 2013.

«Com o esforço conjunto de todas as partes, estaremos dentro do prazo, mas naturalmente com algumas concessões em relação à realização do evento, algo que não podemos permitir para o Campeonato do Mundo da FIFA. É por isso que eu repito novamente: a finalização das demais sedes do Mundial tem um prazo estrito, que é dezembro de 2013».

O dirigente da FIFA deslocar-se-á ainda este mês ao Brasil para mais um série de visitas aos estádios brasileiros.