A FIFA vai tentar minimizar o número de lugares vazios nos estádios do Campeonato do Mundo de futebol 2014, no Brasil, através de medidas que visem garantir que os patrocinadores usam de facto os bilhetes oferecidos.

A determinação da FIFA surge depois se serem visíveis grandes blocos de cadeiras vazias tanto no Mundial2010 da África do Sul como no Euro2012 da Polónia e Ucrânia, situação atribuída aos patrocinadores e ao facto de não usarem a totalidade dos bilhetes que lhes foram atribuídos.

No Brasil2014, os parceiros da FIFA terão de nomear os destinatários dos bilhetes dois a três dias antes dos jogos.

«Não podem apenas dizer que as pessoas aparecem e depois ninguém vem. Os ingressos serão entregues apenas no próprio dia. Assim poderemos realocar os que sobram», explicou o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil.

O problema alastrou-se igualmente aos Jogos Olímpicos Londres2012, pois houve público que não conseguiu assistir a eventos apesar dos lugares livres.

«Estamos preocupados pelas não comparências. Isto é claro, pois não parece bem. Sobretudo quando se anuncia ao mundo que não há bilhetes e depois vê-se na televisão que há muitos lugares livres», reforçou.

O novo sistema vai ser testado já na Taça das Confederações, em junho de 2013, «quando o Brasil mostrar que está apto a receber o Campeonato do Mundo».

«Em certas fases, haverá alertas. Noutros alguns atrasos. Haverá ainda coisas negativas de diferentes pessoas. Mas o Brasil vai estar pronto», vincou Ronaldo, o antigo internacional “canarinho”.

O agora elemento do comité organizador afiança que «a organização vai ser perfeita» e espera que seja coroada como sexto título de campeão do Mundo para o Brasil.

«Isso vai ser um incentivo adicional. Uma motivação. Acho que vai ter um impacto positivo. Caso contrário, vou jogar de novo», ironizou.

Os preços dos bilhetes para o Mundial do Brasil vão ser anunciados em novembro.