Com atletas como Lionel Messi ou Thomas Müller no relvado do Maracanã esta tarde (ou noite, em Portugal), não vão faltar razões para seguir todos os momentos do encontro final entre a Alemanha e a Argentina. Mas uma final do Campeonato do Mundo não é uma partida qualquer e, como tal, não vai haver escassez de figuras públicas nas bancadas.

Começando pelos nomes mais conhecidos dos adeptos do futebol: nas bancadas vão estar figuras como Marco Materazzi, Christian Vieri, Fabio Cannavaro ou Lothar Matthäus. O espanhol Carles Puyol, que vai transportar a Taça do Mundo para o relvado juntamente com a modelo brasileira Gisele Bündchen, também vai seguir cada momento da partida “in loco”.

O basquetebol vai estar muito bem representado por LeBron James, que esta semana protagonizou um dos momentos mais surpreendentes da história da NBA, ao anunciar o regresso aos Cleveland Cavaliers. Consta até que o extremo quis “apressar” a confirmação da transferência para poder viajar para o Rio de Janeiro a tempo de assistir à grande final.

O tenor espanhol Plácido Domingo, que atuou no Rio de Janeiro na passada sexta-feira, o italiano Eros Ramazotti e o ator norte-americano Ashton Kutcher também vão assistir ao jogo em pleno Estádio do Maracanã, que também vai ter o cantor Daniel Craig a seguir cada passe de Messi ou remate de Müller.

Gisele Bündchen não vai ser a única representante da ilustre beleza brasileira, já que também a modelo Adriana Lima vai marcar presença. Shakira também vai lá estar e até vai desempenhar um papel de honra: juntamente com o brasileiro Carlinhos Brown, a artista colombiana vai dar início à festa com um número musical. Seguem-se o guitarrista mexicano Carlos Santana, que vai atuar acompanhado do haitiano Wyclef Jean e do brasileiro Alexandre Pires, que de seguida encerra os números musicais com Ivete Sangalo.

Passando para o ramo da política, o Rio de Janeiro vai receber figuras como Joachim Gauck e Angela Merkel (respetivamente o presidente e a chanceler da Alemanha). Cristina Kirchner, presidente da Argentina, não vai estar presente, mas figuras como Vladimir Putin (presidente da Rússia) ou Jacob Zuma (presidente da África do Sul, anfitriã do último Mundial) vão assistir à partida ao lado de Dilma Rousseff, presidente do Brasil.