A França continua o seu "passeio" no Mundial2014. Os gauleses golearam a Suíça por 5-2, em jogo da segunda jornada do Grupo E, depois dos 3-0 as Honduras na primeira ronda. Giroud (marcou o golo 100 da França em Mundiais), Benzema, Matuidi, Valbuena e Sissoko fizeram os tentos dos gauleses, Dzemaili e Xhaka marcaram para os helvéticos.

A formação de Didier Deschamps fez um grande primeiro parte e tirou partido da apatia e do desacerto dos helvéticos para construir a goleada ainda na primeira parte. No 37.º jogo entre estas duas formações (16 vitórias da França contra 12 dos suíços), Deschamps deixou Pogba e Griezmann no banco, fazendo entrar Giroud e Sissoko. Do lado suíço, Ottmar Hitzfeld promoveu a titularidade de Mehmedi e Seferovic, nos lugares de Stocker e Dmric.

Apesar das mudanças, a Suíça acabou por ser "trucidada" por uma equipa francesa em grande forma, com grandes executantes. O festival de golos começou aos 17 minutos quando Giroud saltou mais alto que toda a gente na área e bateu Benaglio, na sequência de um canto. No minuto seguinte, novo golo, agora por Matuidi, num remate de pé esquerdo que o ex-guarda-redes do Nacional não conseguiu travar. Benaglio é mal batido.

A partir daí a França baixou as linhas, dando iniciativa de jogo a Suíça que acabou a primeira parte com mais posse de bola (e um golo bem anulado por fora-de-jogo) mas sem criatividade ofensiva. Os extremos Shaquiri e Mehmedi jogavam muito por dentro, afunilando o jogo, numa zona onde a França "mandava" com três médios: Matuidi, Sissoko e Cabaye.

Aos 31 minutos, Djourou foi infantil e fez falta sobre Benzema na área. O avançado do Real Madrid falhou no duelo com Benaglio na transformação da grande penalidade mas o pior falhanço foi mesmo de Cabaye que, na recarga e sozinho, conseguiu acertar na barra.

Mas a velocidade e capacidade dos franceses voltou a fazer estragos aos 40 minutos numa grande jogada de contra-ataque, digna de figurar nos manuais da modalidade. Giroud fez um corte na sua área, deu para Benzema que lançou de imediato o avançado do Arsenal em velocidade. Depois foi só correr e colocar na área para Valbuena encostar para o 3-0. Tudo fácil, perante uma Suíça destroçada, sem capacidade de reação.

O festival de golos continuou no segundo tempo, onde a Suíça teve ainda mais bola mas sem criar verdadeiros lances de perigo. A França aproveitava para, em contra-ataque, criar perigo.

Aos 67, Benzema recebeu um grande passe de Pogba (entrou no segundo tempo) para bater Benaglio com um remate de primeira e fazer o 4-0, o seu terceiro neste Mundial. Aos 73 foi a vez de Sissoko aproveitar uma jogada individual de Benzema para encostar para o 5-0.

Com 5-0 no marcador, os franceses baixaram a "guarda". Aproveitou a Suíça, que nunca desistiu, para minimizar a goleada. Dzemaili marcou o primeiro aos 81 minutos num livre direto onde Lloris ficou mal visto. E aos 87 foi Xhaka a marcar num remate de primeira dentro da área, fazendo um belo golo.

E poderiam ter sido 6-2 caso o árbitro tivesse validado o último golo de Benzema. O avançado rematou na altura em que o árbitro apitou para o fim do jogo, a bola entrou, os franceses fizeram a festa mas Bjorn Kuipers, árbitro holandês, disse que já tinha apitado, logo o golo não contou. Um momento caricato.

A França fica a espera do resultado entre as Honduras e o Equador para saber se carimba já hoje o passaporte para os oitavos-de-final. Para já, só uma hecatombe deixará os franceses fora da fase seguinte. A Suíça continua a depender de si para se apurar. Na última ronda defronta as Honduras.