A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica considera que existem indícios de «crime de especulação» na revenda online de bilhetes o jogo de futebol entre Portugal e Suécia, a preços muito acima do nominal, tal como denunciou a FPF.
Na quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou um comunicado em que dava conta que o jogo, dos play-off para o Mundial de 2014, teria lotação esgotada no Estádio da Luz e apelava às entidades competentes para agirem contra sites como o viagogo.pt e o ticketbis.com, por «publicitarem e procederem à venda de ingressos para os jogos organizados pela FPF, por valor superior ao real e sem autorização para o efeito».
Questionada pela agência Lusa sobre esta situação, a ASAE considerou que os casos apontados pela FPF «parecem constituir casos típicos de crime de especulação, cuja competência de fiscalização compete a esta Autoridade».
A entidade acrescenta e sublinha que em qualquer caso desta natureza ou semelhante, «como por exemplo concertos, festivais ou outros espetáculos de elevada procura», a ASAE «independentemente da forma como este crime é praticado [sites, locais tradicionais de venda ilícita, áreas envolventes aos eventos] desenvolve habitualmente, através dos seus recursos humanos e técnicos, ações de investigação e despistagem no sentido de minimizar este tipo de fenómeno».
Por outro lado, a ASAE garante que «sempre que situações destas são detetadas, é instaurado o competente processo de natureza criminal», escusando-se no entanto a dar mais pormenores.
No site viagogo.pt, por exemplo, estavam na tarde de hoje a serem vendidos bilhetes para o jogo a preços que ascendem a 500 euros (para o piso 0, sector 16, por exemplo).
O site salienta que «a viagogo não é o vendedor do bilhete», mas sim uma "plataforma" que, por uma comissão percentual (15 por cento do preço do bilhete para o comprador e 10 por cento para o vendedor), coloca em contacto o vendedor e o comprador.
Os preços dos bilhetes, acrescenta o site, «são definidos pelo vendedor e podem ser superiores ou inferiores ao valor nominal». O valor nominal do bilhete mais caro para o Portugal-Suécia é de 20 euros.
De acordo com a FPF, a venda de bilhetes para o Portugal-Suécia decorreu exclusivamente em lojas Continente e nos sites do Continente e da própria federação, apelando por isso mesmo aos adeptos para que «recusem» a aquisição de ingressos por outros meios.
A viagogo autointitula-se como «o maior mercado de bilhetes do mundo, com sede na Suíça, com operações em mais de 30 países e cerca de uma centena de parcerias».
Portugal recebe a Suécia na sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo agendado para as 19:45 e com arbitragem do italiano Nicola Rizzoli, voltando a defrontar a seleção escandinava quatro dias mais tarde, em Solna, num encontro que será dirigido pelo inglês Howard Webb.
O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de junho a 13 de julho.