A Espanha alcançou esta terça-feira uma preciosa vitória em “casa” da França, enquanto a Inglaterra falhou a liderança do seu grupo com um empate em Montenegro, em mais uma ronda da fase de qualificação para o Mundial2014 de futebol.

Num dia em que Alemanha e Holanda ficaram a um passo do Mundial, em Paris, um golo de Pedro, aos 59 minutos, foi suficiente para o atual campeão do Mundo regressar à liderança do Grupo I, por troca com os franceses, que ficaram reduzidos a 10 unidades aos 77, por expulsão de Pogba, que viu dois cartões amarelos em pouco mais de um minuto.

Com este resultado, a Espanha voltou a ocupar o primeiro lugar do grupo de apuramento, com 11 pontos, mais um do que a França.

Em Podgorica, o Montenegro reforçou o estatuto de seleção surpresa da fase europeia de apuramento, ao manter o comando do Grupo H, com um empate (1-1) perante a favorita Inglaterra.

Wayne Rooney ainda colocou os ingleses em vantagem, logo aos seis minutos, mas Dejan Damjanovic refez a igualdade, aos 77, num resultado positivo também para Ucrânia e Polónia, que bateram a Moldávia (2-1) e San Marino (5-0), respetivamente, e continuam com hipóteses de qualificação, estando agora a quatro pontos do segundo lugar e com menos um jogo disputado.

Praticamente apurados estão Holanda e Alemanha, que voltaram a vencer nesta ronda e lideram confortavelmente os seus respetivos grupos.

Em Amesterdão, a seleção “laranja”, com o benfiquista Ola John como suplente não utilizado, goleou a Roménia, por 4-0, com um “bis” de Van Persie, e continua 100 por cento vitoriosa nesta fase, liderando agora o Grupo D com sete pontos de avanço sobre a Hungria, que foi empatar à Turquia (1-1).

Vantagem maior (oito pontos) ficou a Alemanha no Grupo C, depois de bater o Cazaquistão por 4-1, com destaque para os dois golos de Reus, aproveitando da melhor forma o empate (2-2) em Dublin entre República da Irlanda e Áustria.

Com uma vitória esperada em Malta, por 2-0, com dois golos de Balotelli, a Itália também saiu desta ronda com liderança reforçada no Grupo B, beneficiando do empate (1-1) entre Dinamarca e Bulgária, em Copenhaga.

A “squadra azzurra” tem agora três pontos de vantagem sobre os búlgaros, segundos classificados, contando os transalpinos menos um jogo disputado.

Mais complicadas estão as contas no Grupo A, com Bélgica e Croácia a continuarem a partilhar a liderança, com 16 pontos, embora ambos tenham tido uma jornada bem complicada.

Os belgas, com o portista Defour no banco, receberam e bateram a Macedónia, por 1-0, com um golo solitário de Hazard, aos 63 minutos, num jogo em que era esperada uma vitória mais folgada da equipa da casa.

Em Cardiff, a Croácia apanhou um valente susto perante o País de Gales, quando Bale colocou a seleção britânica a vencer aos 21 minutos, de grande penalidade, mas deu a volta ao marcador nos últimos minutos.

Aos 77 minutos, Lovren quebrou a resistência galesa e refez a igualdade e, aos 87, o avançado de origem brasileira Eduardo consumou a reviravolta.

Já praticamente afastada do apuramento, a Sérvia bateu em casa a Escócia, por 2-0, com um bis de Djuricic, jogador que é dado como reforço do Benfica na próxima temporada.