O diretor-executivo da Federação Inglesa de Futebol (FA) disse hoje que a seleção vai usar papoilas, em homenagem aos soldados mortos e feridos na I Guerra Mundial, no jogo de sexta-feira com a Escócia, de qualificação ao Mundial2018.

Martin Glenn considerou mesmo que a FIFA está a “fazer uma interpretação errada dos regulamentos”, na sequência do pedido da FA para que as seleções britânicas pudessem usar nas camisolas uma papoila.

“Esperava que a situação se resolvesse de forma tranquila, o que, nestes casos, raramente acontece. Fomos forçados a marcar uma posição e, por isso, vamos usá-las”, disse Martin Glenn, defendendo que a Inglaterra tem esse “direito moral”.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, já tinha considerado escandaloso que a FIFA tenha proibido a utilização de papoilas vermelhas nas camisolas durante o jogo entre a Inglaterra e a Escócia, no Estádio de Wembley, em Londres.

No Reino Unido, há a tradição de se usar uma papoila vermelha, na lapela, em homenagem aos soldados mortos e feridos durante a I Guerra Mundial.

A flor é usada desde o final de outubro até 11 de novembro, dia da assinatura do Armistício de Compiègne, que encerrou as hostilidades, em 1918.