Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de São Paulo aponta esta terça-feira que crianças e adolescentes foram vítimas de abuso sexual durante a construção do estádio Arena Corinthians, que será o palco de abertura do Mundial2014.
A CPI, que ouviu entidades que auxiliam as vítimas e órgãos públicos sobre a exploração de menores de idade em São Paulo, concluiu que a rede de proteção contra abusos na cidade tem falhas.
"Durante a obra do Arena foram chamados trabalhadores de fora de São Paulo, que ficaram a morar em alojamentos. Nesses alojamentos não havia acesso ao lazer e esse lazer era a contratação e a exploração sexual de crianças", disse à agência Lusa a vereadora Patrícia Bezerra (Partido da Social Democracia Brasileira), presidente da CPI.
Segundo a vereadora, a comissão foi feita para investigar os locais com mais ocorrências de exploração sexual de menores de idade em São Paulo, mas o estádio foi incluído na pauta devido a indícios de aumento do crime durante outros mundiais de futebol. As denúncias foram recolhidas através de uma associação de auxílio às vítimas.
Um dos relatos das vítimas, anexado ao relatório da CPI, é o de uma adolescente de 13 anos, que disse ter sido abusada por um dos trabalhadores e engravidado.
"Ele foi tentando aproximar-se várias vezes, até que um dia saí com ele e fui abusada sexualmente", relatou a vítima aos parlamentares.
A vereadora afirmou ainda que há uma subnotificação dos casos de abusos, já que as vítimas têm medo de os denunciarem.
Patrícia Bezerra criticou também a atitude da FIFA, por não se envolver com a campanha contra a exploração de menores que está a ser feita no Brasil.
No último domingo, foi realizado um protesto em frente ao estádio, conhecido como Itaquerão, contra o abuso sexual de crianças e de adolescentes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.