A Colômbia venceu a Costa do Marfim por 2-1 e pode garantir o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial2014, caso haja um empate entre Japão e a Grécia. Os golos dos Caffeteros tiveram dedo "português", já que foram apontados por James Rodriguez, ex-Dragão e Quintero, médio do FC Porto. Gervinho fez o tento dos marfinenses num grande trabalho individual.

Neste que foi o primeiro encontro oficial de sempre entre estas duas equipas, o selecionador dos Caffeteros colocou o mesmo onze que derrotou a Grécia por 3-0. Já Sabri Lamouchi, da Costa do Marfim, tirou Solomon Kalou, muito apagado na vitória frente ao Japão, fazendo entrar Gradel para o seu lugar.

A Colômbia, que vinha de oito vitórias seguidas, procurara o nono triunfo que lhe deixaria muito perto dos oitavos-de-final. E entrou mais pressionante, procurando ganhar vantagem desde cedo. Mas a melhor oportunidade nasceu aos 28 minutos. Cuadrado recuperou a bola no meio-campo, lançou James com um grande passe. O médio do Mónaco colocou em Téo Gutiérrez que falhou de forma escandalosa, apesar de estar em fora-de-jogo, não assinalado por Howard Webb.

A Costa do Marfim sofreu muito com a falta de criatividade no meio-campo. Serei Die e Tioté, ambos recuperados de bola e com pouca técnica, não conseguiam criar jogadas de perigo. O apagado Yaya Touré, muito cansado, tinha dificuldades em ligar o jogo com os extremos e o avançado. Os Elefantes apenas criavam perigo com remates de fora da área. Serei Die e Gervinho bem tentaram antes do intervalo mas sem sucesso.

O jogo não mudou muito no segundo tempo. Os Caffeteros iam criando perigo em lances de contra-ataque, nascidos de perdas de bola do meio-campo marfinense. O golo andou a ronda a baliza de Barry, num "tiro" quase sem ângulo de Cuadrado que o guarda-redes marfinense desviou para o poste, aos 58 minutos. Mas aos 64, já com Quintero em campo (entrou para o lugar de Ibrabo), a Colômbia vai fazer o 1-0 num cabeceamento de James Rodriguez ao primeiro poste, após canto de Cuadrado. O ex-FC Porto ganhou a Zokora e Drogba (entrou para o lugar do apagado Bony) nas alturas e fez o segundo golo na competição.

Em desvantagem, a Costa do Marfim lançou-se no ataque na procura da igualdade. Mas em nova perda de bola infantil no meio-campo, os marfineneses vão sofrer o segundo golo. Serey Die perdeu a bola para Téo Gutiérrez que aproveitou para isolar Juan Quintero. O médio do FC Porto recebeu e rematou cruzado para o 2-0.

A resposta marfinense chegou três minutos depois, num dos golos mais bonitos da competição. Gervinho entrou pelo lado esquerdo, passou por dois jogadores, tirou Cuadrado do caminho com uma simulação e atirou forte, com Ospina ainda a tocar na bola mas impotente para travar o remate do médio da AS Roma.

Com a desvantagem mínima no marcador a formação de Sabri Lamouchi lançou-se na procura do empate nos minutos finais do encontro, com grande pressão sobre os Caffeteros, mas sem sucesso. A entrada de Drogba teve o condão de aumentar a pressão sobre a Colômbia e galvanizar os colegas mas sem efeitos práticos. Destaque para a dupla de centrais da Colômbia, principalmente para o veterano Mário Yepes, que fez uma grande exibição.

A Colômbia passa a somar seis pontos, mais três que os marfinenses. Mais logo defrontam-se Grécia e Japão. Os Elefantes continuam a depender de si para passar aos oitavos.