Na antevisão ao desafio em Solna, na Suécia, o selecionador de Portugal respondeu ao seu homologo que, esta manhã, o duelo da segunda mão do play-off poderá ter muito drama.
«Os jogos de futebol não são dramas nem tragédias. São jogos que se têm de ganhar. Amanha jogarão duas boas equipas e uma delas irá ao Mundial, outra ficará pelo caminho, tentaremos ser mais fortes. Jogaremos para ganhar e isso é o que nos interessa. O futebol é um divertimento onde tentamos ser melhor que os outros. O futebol é uma festa», disse, esta segunda-feira, Paulo Bento, na conferência de imprensa de antevisão ao desafio.
Portugal está em vantagem na eliminatória, graças ao golo apontado por Cristiano Ronaldo no Estádio da Luz mas Paulo Bento garantiu que está na Suécia para vencer.
«É importante marcar. Acima de tudo, a nossa estratégia passa por ganhar o jogo. Temos um vantagem de um golo, não é uma vantagem confortável, por isso vamos jogar com o objetivo de tentar ganhar, para isso é preciso marcar. Não estamos obcecados em que minuto o vamos fazer. Os jogadores sabem que o facto de fazermos um golo não significa que as coisas já estejam resolvida. Isto também se aplica no inverso. Temos de estar mentalmente concentrados durante os 90 minutos. A nossa estratégia passa por tentar ganhar o jogo. Se ganharmos estaremos muito perto de passar e conseguir o passaporte para o Brasil», confessou. 
O selecionador português, que se mostrou muito calmo durante a conferência de imprensa, disse ainda que não irá fazer muitas alterações na equipa titular.
«Não temos variados muito na equipa nesta qualificação. No último jogo (em Lisboa) voltámos a ter os jogadores disponíveis e utilizámos o “onze” mais habitual nesta fase. Não estamos à espera de grandes alterações na Suécia e eles não estão à espera de grandes alterações na nossa equipa», referiu.
«Temos uma estratégia que delineámos e teremos sucesso com esse plano de jogo. Estou confiante que os jogadores, como o têm demonstrado, saberão interpretá-la. Tenho a clara convicção que iremos manter a mesma atitude que a do jogo em Lisboa. A Suécia tem identidade, com um jogo muito direto. Queremos ter a bola, dominar e marcar», acrescentou.
Também respondendo ao selecionador sueco, Erik Hamrén, Portugal também praticou a marca de grande penalidade.
«Também treinamos os penáltis, desde sexta-feira. Para saber o que temos de fazer caso isto aconteça. Quando menor for a imprevisibilidade para os jogadores, melhor para nós».
O jogo com os nórdicos está marcado para as 20h45 (19h45 de Lisboa), em partida a ser disputada no Friends Arena, em Solna, e que será dirigida pelo inglês Howard Webb.