A Holanda goleou o Brasil por 3-0 no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares do Mundial2014. Os golos da Laranja Mecânica foram apontados por Van Persie, Daley Blind e Wijnaldun. A seleção de Scolari sofre a sua segunda derrota na prova e acaba o seu Mundial em quarto lugar. Em dois jogos, sofreu dez golos.

No jogo que servia para atribuir o último lugar no pódio, Holandeses e Brasileiros entraram em campo na procura da vitória, com mais responsabilidades para a Canarinha. Os comandados de Scolari foram humilhados nas meias-finais com a Alemanha por 7-1, num jogo que abalou a sociedade brasileira. A Holanda que apenas perdeu no desempate por grandes penalidades, estaria animicamente melhor que os brasileiros.

Este jogo serviria também para o tira-teimas entre as duas seleções. Nos anteriores onze encontros, registava-se três vitórias para cada lado e cinco empates. Dos onze jogos, apenas quatro foram oficiais (duas vitórias da Laranja Mecânica, uma para a Canarinha e um empate).

A Holanda entrou melhor e chegou ao golo aos dois minutos. Robben entrou na má posicionada defensiva brasileira em velocidade, Thiago Silva foi obrigado a fazer falta. O derrube começa fora mas acaba dentro da área, pelo que o árbitro argelino Djamel Haimoudi marcou grande penalidade que Van Persie converteu. Thiago Silva só viu amarelo.

Um começo desastroso a fazer lembrar o pesadelo de Mineirão na terça-feira passada frente aos alemães. E antes que o Brasil pudesse esboçar uma reação já a Holanda fazia o 2-0 por Daley Blind em nova "oferta" da defensiva canarinha. De Guzmnan cruzou, David Luiz cortou para o coração da área onde apareceu o defesa/médio holandês a receber, dominar e rematar com o pé direito para o fundo da baliza.

As intenções brasileiras de voltar ao jogo foram manifestadas aos 33 e 37 minutos em dois livres de Oscar que por pouco os centrais não desviavam para a baliza de Cilessen.

Scolari colocou Fernandinho e Hernandes para os lugares de Luiz Gustavo e Paulinho para tentar dar a volta ao "texto", entrando Hulk mais tarde no lugar de Ramires. O Brasil melhorou um pouco, começou a aparecer mais na zona de finalização mas sem criar verdadeiros lances de perigo. O avanço da Canarinha foi ajudado por uma Laranja Mecânica que foi recuando no terreno, jogando em contra-ataque e com o conforto do resultado.

Apesar disso os homens de Van Gaal iam espreitando o contra-ataque, com o endiabrado Robben a dar muito trabalho a defensiva brasileira. Aos 83 minutos, o avançado do Bayern Munique caiu na área canarinha num lance com Thiago Silva (parece ter sido falta) mas o árbitro mandou seguir, tal como fez em duas jogadas onde os brasileiros pediram penálti na área da Holanda.

Até o final o Brasil muito lutou para tentar marcar pelo menos o golo de honra mas sem sucesso. A Holanda até se deu ao luxo de ir trocando a bola, arrancando Olés das bancadas, num momento de claro "divórcio" entre os adeptos e a seleção do Brasil, que iam apoiando a Laranja Mecânica.

Antes do apito final, houve tempo para o 3-0, por Wijnaldun, que concluiu na área uma boa jogada de ataque desenhada na direita. E antes de terminar, Van Gaal colocou em campo o único jogador que ainda não tinha qualquer minuto neste mundial: o guarda-redes Vorm, que joga em Inglaterra.

Este foi o quarto encontro do Brasil na discussão dos terceiro e quarto lugares de um Mundial. Nas anteriores edições, a Canarinha ficou com o último lugar do pódio em 1938 e 1978. Em 1974, tal como agora em 2014, perdeu e ficou em quarto.

Para os brasileiros, foi uma autêntica desilusão, eles que aspiravam vencer o Mundial2014 que organizaram.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.